segunda-feira, 15 de abril de 2013

7 Dicas para aprender com os erros


Enquanto humanos vamos cometendo erros ao longo da vida, a questão não se coloque sobre se iremos cometer erros ou não, mas sim o que fazemos com os erros que cometemos; podemos deixar que os erros nos aprisionem, nos condicionem ou podemos escolher aprender com esses erros e evoluir a partir deles.

Deixo-te algumas dicas para aprenderes com os erros:

1 Os erros acontecem
Os erros acontecem, não tens como os evitar e que eles ocorram é natural e assim os deves encarar e interagir com eles, sem dramas pois nada é irreparável em relação a ti.

2 Os erros não te definem
Os erros que cometes não definem quem és, eles não põem em causa aquilo que és, mas sim o teu comportamento.Por muitos erros que cometas isso não faz de ti uma má pessoa, mostra apenas que desconheces quem és de verdade.

3 Os erros mostram como não fazer
Cada vez que erras aprendes uma forma de como não fazer numa próxima tentativa, são procedimentos que tomas consciência sobre os seus resultados e podes evitar repeti-los de novo.

4 Os erros podem-te aprisionar
Sempre que deixas que os erros te condicionem, que te impeçam de tentar de novo, estás a aprisionar-te, está a limitar o teu raio de ação. Pois só não erra que nada faz, a não ser o erro de nada fazer, mas esses que nada fazem desistem de viver.

5 Os erros aguçam a criatividade
Quando estás a tentar alcançar determinado objetivo e erras obtendo um resultado muito diferente daquele que esperavas, esse mesmo resultado pode ser algo que nunca te havia passado pela cabeça, mas que seja por si só algo de inovador. Muitas invenções resultaram de situações semelhantes como por exemplo os post-it.

6 Os erros ajudam-te a conheceres-te
A forma como lidas com o erro, como deixas que ele impacte em ti, ajuda-te a conheceres-te melhor e quanto mais consciente estiveres do impacto que os erros tem em ti, melhor os poderás usar para evoluir, tomando nota das emoções que surgem em ti, observando-as e deixando-as partir.

7 O erro é um caminho mais longo para o sucesso
É através da tentativa e erro que surge a inovação, é entrando no desconhecido que testas de verdade os teus limites, pois se te limitas apenas ao que conheces os resultados que obtens serão aqueles que já obtiveste. O desconhecido será sempre temido até que seja testado, só fazendo, só experimentando saberemos o que acontece, tudo o resto é mera especulação.


Na verdade o erro não existe tudo é experiência, tudo acontece como tem de acontecer e se acontece é porque estamos preparados para lidar como eles e aprender com eles.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...