segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

A prisão do imperdoável


O perdão é a chave para a tua felicidade, o perdão permite-te tudo aquilo que desejas, na verdade ele não te dá nada apenas te liberta espaço para aquilo que é a tua essência se revele em pleno para ti na tua atenção.

Quando se fala de perdão por vezes surgem comentários do género "há coisas que são imperdoáveis", " o que me fizeram não tem perdão possível", etc.

Eu quero dizer que se identifica com este tipo de comentários, se acredita neles, então tem razão, para si de facto existem situações que são imperdoáveis. E o que significa ter esta crença? Significa que na verdade escolhe deixar que essas situações e/ou pessoas consideradas como não merecedoras de perdão a mantém aprisionada.

Porque o perdão nada tem a ver com as outras pessoas, o perdão tem a ver apenas com o próprio, o perdão é algo que fazemos por nós e a nós mesmos, porque aquilo que ocorreu no passado já não o podes alterar, pois já passou, aquilo que podes alterar é a memória desse passado e acima de tudo o poder que permites que tenha sobre o teu presente.

Repara que aquelas pessoas/situações que consideras imperdoáveis já não fazem,muitas das vezes, parte da tua vida, já não as vês ou sabes delas há muitos anos e continuas a permitir que tenham poder sobre ti, que continuem a condicionar a tua realidade.Mesmo de um ponto de vista mais restrito do que é o perdão isso significa que na tua ótica o outro cometeu o "crime" mas és tu que cumpre a pena.

Tudo isso ocorre apenas na tua mente, são os teus pensamentos e emoções que alimentam essas memórias em ti, que lhe dão corpo e vida na tua realidade e deixas que corroam a tua saúde, a tua qualidade de vida, permites que ocupem o espaço do teu Ser na tua atenção.

Tudo aquilo que considerares imperdoável é uma prisão que escolhes para ti e que aprisiona o teu espaço de consciência e te impedem de experienciar a tua essência perfeita, plena de amor, de paz e alegria.A boa notícia é que nada do que faças pode beliscar a tua essência, mas pode impedir-te de a vivenciares aqui e agora, pois não estás presente para a desfrutares.

Quem serias tu sem essa situação que consideras imperdoável?O que seria diferente na tua realidade?
Faz uma pausa e deixa que as respostas a estas perguntas surjam em ti, observa a reação do teu corpo a essas perguntas, as sensações que surgem e deixa-te ficar por uns momentos apenas a experienciar o que vier.

Deixo-te um exercício de perdão, desafio-te a experimentares e se achares que ainda assim preferes continuar a agarrada a esses sentimentos que tanto te magoaram no passado e ainda magoam, do que te permitires perdoar, poderás depois de fazer o exercício voltar à prisão do imperdoável.

E o exercício é o seguinte pega na situação/pessoa que consideres imperdoável neste momento na tua vida e num bloco escreve todos os dias durante uma semana o nome dessa pessoa seguido de "eu te desejo o bem e escolho ser livre para viver em paz e amor." Se tiveres mais que uma situação/pessoa dedica uma semana a cada uma.

Se quiseres partilhar aquilo que ocorreu ao praticar este exercício podes enviar-me um email para r23.renato@gmail.com


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...