sábado, 5 de janeiro de 2013

6 Coisas a aprender com as crianças




Enquanto adultos temos muito a aprender com as crianças e sem dúvida os pais, que lidam de mais de perto com elas percebem o quanto os seus filhos os fazem "crescer" também. Através da interação com os filhos os pais acabam por se conhecerem melhor enquanto pessoas, ainda que por vezes não tenham consciência disso.

Aqui ficam algumas das coisas que podemos aprender com as crianças:

1 Estar presentes
As crianças vivem no momento presente, não se agarram ao que ocorreu ontem,nem se preocupam com o amanhã,elas vivem intensamente cada situação,estão focadas naquilo em que estão envolvidas.Elas não se deixam afetar pelo que lhes acontece e no momento seguinte já esqueceram tudo.

2 Desconhecem o rancor
Num momento por qualquer razão podem se zangar, e manifestam isso, através do choro,ou de birras,mas rapidamente se libertam dessa situação e voltam ao seu estado "normal" como se nada fosse.E por vezes são os adultos quando estão envolvidos nessas situações,que ainda estão a pensar no que aconteceu e são as crianças as primeiras a perguntar,ainda não esqueceste?Eu já esqueci, porque que não esqueceste?

3 Genuínos 
As crianças são genuínas, não são dissimuladas, nem se preocupam com o que os outros possam pensar sobre elas.Elas agem de acordo com aquilo que acham que é o melhor e dizem aquilo que pensam de determinada situação ou pessoa.

4 Curiosidade
As crianças são curiosas por natureza, sempre atentas aos pormenores,ao que é novo.Elas procuram saber mais, conhecer coisas diferentes.É assim que podemos evoluir,que podemos expandir,arriscando no desconhecido.Pois se nos limitarmos a fazer o que sempre fizemos os resultados serão sempre os mesmos.

5 Brincar
A alegria de brincar,mesmo com as coisas mais simples, como por exemplo uma embalagem vazia, uma tampa perdida, uma pedra da calçada, uma nuvem no céu.Enquanto adultos também precisamos de recordar essa capacidade de brincar com as coisas mais simples,de saborear a vida.

6 Fazer amigos
As crianças fazem amigos em qualquer lugar onde cheguem e brincam uns com os outros,sem se preocupar com estratos sociais, o mais importante é a interação do momento, o brincarem juntos,o se divertirem.Estão assim mais próximos da nossa essência que é una,mas que enquanto adultos vamos esquecendo e é cada um por si,metidos na sua vida, quando a partilha é a maior riqueza que podemos obter.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...