segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Relembrar os que partiram


Nesta época natalícia de maior confraternização familiar existe espaço para recordar aqueles ente queridos que já não partilham esta mesma realidade que nós, contudo eles continuam vivos dentro de nós através das memórias que perduram.

Lidar com a morte é ainda uma das grandes dificuldades dos seres humanos, pois isso resulta de acreditarmos que somos apenas um corpo e logo com um prazo de validade limitado e que depois tudo se acaba, pelo menos da forma como acreditamos ser.

Podemos lidar com a memória daqueles que já partiram de diferentes formas, deixo-te algumas:

1 Agradecer os momentos partilhados
Em vez de recordar que já partiram e que não os vemos mais, e deixar-mo-nos afundar na tristeza e na saudade da sua presença, podemos recordar todos os momentos bons que partilharam connosco e o privilégio que foi esse convívio.

2 Celebrar a vida
Honramos a memória dos que partiram celebrando a cada momento a vida, é isso que eles desejam que façamos, que aproveitemos ao máximo cada momento até ao reencontro.Se desperdiçarmos a vida seria como se morressem duas vezes.

3 Nada acontece por acaso
Cada um de nós tem determinadas experiência para passar na vida e todas as pessoas que entram na nossa vida, seja por muito ou pouco tempo, acrescentam algo à pessoa que somos e levam algo de nós com eles próprios, pois na verdade em essência somos todos um. Só acontece aquilo que tem de acontecer e como tem de acontecer e isto é assim porque é o que acontece, de outro modo não aconteceria.

4 As memórias são ideias
As memórias são apenas ideias e elas são alimentadas pela nossa atenção e emoção e recriadas em cada momento a que recorremos a elas, logo cada um de nós pode atribuir o significado que entenda às memórias que surjam na sua mente.Podemos deixar que essas memórias sejam tristes e que nos condicionem ou podemos escolher que elas sejam boas e que potenciem uma vida melhor para nós e aqueles que nos rodeiam.

5 Conhecer quem somos
Permitir que a realidade da nossa essência se revele, aumentado o nosso nível de consciência para perceber que somos muito mais que um corpo e a mente que o controla. De facto apenas o corpo pode "morrer" juntamente com essa ideia limitada de nós. Somos um espírito vivendo uma experiência humana e nessa dimensão todos aqueles que fizeram, fazem e farão parte da nossa experiência humana continuam vivos, são ilimitados e intemporais.


Sejam quais forem as suas crenças sobre a vida, sobre aquilo que é de verdade, aquilo que mais importa é desfrutar do momento presente com tudo aquilo que ele traga, é apenas no agora que vive e para isso acreditar em vida após a morte ou não, acreditar que somos apenas um corpo ou não, deixa de ser relevante. Se se entregar ao momento presente, se o aceitar como ele é, e como você é experienciando esse momento, então valerá sempre a pena e poderá dizer que viveu de facto. Se se sentir triste, então sinta essa emoção em pleno e deixe que desapareça como apareceu.Se estiver contente,feliz, então sinta em pleno e deixe que desapareça como apareceu, pois a única constante é você, essa testemunha silenciosa que a tudo assiste.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...