sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Lidar com as necessidades


Necessitas de algo na tua vida? 

Tens a certeza disso? O que te faz acreditar nisso? 

A necessidade é apenas uma ideia, um pensamento que surge na mente e que acreditamos ser real, através da nossa atenção, através da emoção que lhe associamos tornamos essas necessidades reais para nós. As necessidades são apenas ideias projetadas na nossa realidade com origem na maior das ilusões, que é a ideia de separação, a ideia que estamos desligados de tudo o resto que nos rodeia. 

E como nos vemos como separados, como sendo estes limites definidos pelo corpo, que é uma espécie de muralha, ao redor da ideia de nós, que alberga a mente no seu centro e essa mente tem de estar sempre alerta, atenta aos perigos do mundo em que vive, onde é cada um por si, pois ninguém dá nada a ninguém.

Todas essas limitações originam necessidades, como por exemplo de amor, da atenção e cuidado de alguém que se dedique em exclusivo a nós e que venha completar aquilo que julgamos nos faltar, e esse alguém é idealizado por nós, é alguém que nos vai fazer sentir completos, compreendidos, que saberá nos dar o conforto e validar a nossa existência.

E até pode ocorrer de se encontrar alguém que preencha esses requisitos temporariamente, mas que rapidamente deixará de realizar plenamente esse papel, e as duvidas voltam de novo, as ideias de necessidade continuarão a existir, levando a uma busca constante por algo mais.

Outros poderão se acomodar nos seus relacionamentos ou na falta deles e procurarem refugio noutras áreas das suas vidas, como a profissão ou a ideia de servir os outros, procurando a aceitação dos outros pela sua entrega, pelo abdicar de enfrentar as suas ideias de necessidade e procurar satisfazer as necessidades dos outros.

Contudo as ideias de necessidade continuarão a dominar a mente e as opções que vão fazendo, até que se decidam a olhar verdadeiramente para si, a mergulhar dentro de si para se conhecerem verdadeiramente e chegarem à conclusão que as necessidades que julgavam existir eram apenas uma ilusão, uma ideia.

Quando nos permitimos parar um pouco e deixar que o silêncio nos preencha, quando focamos nos espaços vazios entre pensamentos, esse vazio ocupa todo o espaço e vivenciamos que afinal não é vazio, mas sim pleno, que é perfeito, que é ilimitado e então a liberdade toma conta de nós, o puro amor expressa-se em todo o esplendor, a alegria e a paz do Ser revela-se em todas as manifestações.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...