quarta-feira, 18 de abril de 2012

Entendidos



Enquanto seres humanos e vendo-nos como sendo incompletos temos necessidades e uma dessas necessidades é de ser entendidos,principalmente pelas pessoas que nos são mais próximas, ser entendidos significa que o outro nos valoriza, que nos vê como somos.

A necessidade de ser entendido tem a ver com segurança,com perceber que não estamos sozinhos sendo quem somos.Tem a ver com lidar com as emoções que se vivencíam e que existe alguém que nos valida esse sentir, que valoriza a nossa existência.

Isto resulta porque colocamos o nosso valor no exterior de nós, estabelecemos limites para aquilo que julgamos ser e julgamos que precisamos de alguém que nos dê significado,que nos diga que temos valor e que nos assegure que estará lá, junto de nós para nos lembrar vezes sem conta o quão valiosos somos para eles, pelo menos.

A necessidade de ser entendidos dá um significado à vida de cada um, pois se ninguém nos entendesse, seriamos uns alienados da sociedade e nós precisamos da segurança do sentido de pertença.Que também fazemos parte deste mundo e que temos o nosso espaço.

Mas na verdade não precisamos da validação de ninguém, o nosso valor existe por si só, independentemente de que alguém nos diga que temos ou não valor.Somos parte de um todo e sem nós, sem cada um de nós, esse todo perde o equilíbrio.

A única validação que existe é aquela que concedida pelo facto de estarmos vivos,pelo simples facto de existirmos.

Contudo sendo humanos e neste processo de autoconhecimento para evoluir no nosso nível de consciência, ter quem nos entenda estabelece um porto de abrigo, que nos deixa mais seguros para entrar nessa viagem pelo desconhecido que é conhecermos quem somos de facto, de verdade.


E quem melhor do que as pessoas que nos rodeiam para nos sinalizar isso mesmo, pois todas as coisas que não gostamos nos outros sinalizam aspectos em nós que temos de trabalhar para evoluir, e a forma como lidamos com essas pessoas e os desafios que nos presenteiam é um bom indicador de quão bem sucedidos vamos sendo neste processo.
Para melhor entender quem é, veja como está a sua vida neste momento, como estão os seus relacionamentos com as pessoas que fazem parte da sua vida e aquilo que estiver bem para si, cuide com carinho e aquilo que,acha, está mal em vez de rejeitar ou resistir, abrace e esteja recetivo ao que lhe quer ensinar.Permita-se ler os sinais e crescer com isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...