quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Significado

A tua vida acontece por si só sem a tua intervenção, a maior parte das tuas funções vitais ocorrem sem a tua ação direta,como por exemplo a respiração.Esta acontece sem teres de te preocupar com o ar a entrar e que este tenha oxigénio que depois é processado pelos pulmões e distribuído pelo teu corpo e depois expeles dióxido de carbono que não te é útil ao teu funcionamento.Tudo isto acontece de uma forma automática e natural para ti, é a vida a acontecer por si só.

A vida é perfeita por si só, sem mais nada que acrescentar,ela é feita de equilíbrio e harmonia.

Assim é a tua vida, as complicações começam quando procuras o significado para as coisas que acontecem na tua vida.Aquilo que vives de facto não é a tua vida,mas sim o significado que atribuís àquilo que acontece na tua vida.

Por exemplo se alguém teu conhecido passa por ti e não te cumprimenta, a tua mente começa logo a atribuir significados ao que aconteceu e surgem pensamentos como;"se calhar está zangado comigo...;tem a mania que é importante já não conhece as pessoas...;da próxima sou eu que faço de conta que não o conheço...;etc."

A tua mente faz julgamentos precipitados, pois a pessoa até podia nem ter reparado que passou por ti,podia estar de tal maneira embrenhado nos seus pensamentos que nem reparou, as razões poderia ser várias,mas na verdade nada disso interessa, aconteceu o que aconteceu.

Ao deixares que a mente entre em funcionamento numa procura de um significado para o que aconteceu estás a afastar-te do momento presente,estás a deixar de viver a tua vida e começas a criar estórias sobre o que te acontece e para isso a mente recorre ao teu passado, vai a situações do passado semelhantes a esta e vai extrapolar para o presente o que aconteceu no passado.

E deixas de viver a tua vida aproveitando cada momento pelo que é e começas a viver as memórias recauchutadas do passado.

Enquanto deixares que este processo continue a acontecer impedes que o novo surja na tua vida,impedes que a inovação surja e possas dessa forma expandir os teus horizontes.Limitas-te ao teu conhecido, que é sempre baseado no passado e fechas as portas às surpresas que a vida tem para ti.

Liberta-te dessa necessidade de atribuir um significado a tudo o que acontece e desfruta de cada momento pelo que é,pois a vida é muito rica, não precisas de criar estórias para a tornar mais preenchida.

Recorrendo a uma caricatura, é como os  turistas japoneses que passam as férias a tirar fotografias para depois puderem apreciar as férias quando chegarem a casa vendo as fotografias.Mas as fotografias não são as férias, são uma memórias dessas férias.

Quando prescindes de ter um significado para tudo ganhas tempo para aproveitar ao máximo e podes te permitir a seres mais criadora na tua vida, em vez de estar sempre a reagir ao que te acontece.Passas do lado dos efeitos para o lado das causas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...