quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Educar

Educar é acima de tudo amar.

E é um amor incondicional que vê o outro para lá das aparências.Os filhos que temos não são propriedade nossa, que podemos exigir que façam apenas aquilo que queremos e desejamos que sejam.

Quando os vemos como eles são de facto,como seres energéticos perfeitos que são colocados na nossa experiência humana, mais para aprendermos com eles do que para os ensinar.Podemos aprender com eles a vivermos no momento presente, viver no agora.

Quem tem filhos pode reparar que eles não conhecem o passado,não guardam rancor.Ficam zangados num momento,mas no momento seguinte já estão alegres outra vez.

E isso está mais próximo da nossa essência,eles agem desse modo porque ainda não estão "contaminados" pela sociedade ao ponto de se esquecerem totalmente da sua essência.É isso que temos de aprender com eles, a relembram quem somos de facto a voltar a reconectar com a nossa essência,vivendo no agora em plena consciência do puro amor e paz que somos por natureza.

Educar passa por criar espaço para que os nossos filhos se possam expressar livremente e desenvolver o seu potencial num espaço de segurança e amor.Todos eles vieram experienciar uma vivência humana, da qual fazemos parte,mas que é deles para viver.

Em vez de tentar que eles cumpram os nossos desejos que ficaram por cumprir quando tínhamos a sua idade ou os projetos de vida falhados que deixamos de alcançar e esperando que eles o possam cumprir por nós,para que os possamos viver através deles.

Devemos reconhecer as suas ideias e aptidões para que se possa expressar e vivenciar de acordo com a sua natureza, respeitando a sua evolução ao ritmo deles.

Isso não significa dizer sim a tudo o que eles querem fazer, pelo contrário por vezes a maior expressão de amor por um filho é dizer não.Pois o não, é importante, até como sentimento de segurança para eles próprios saberem que existe alguém ao seu lado para lhes garantir as condições de segurança,quer física quer emocional, para puderem crescer e se descobrirem em pleno.

É importante perceber que a forma como vemos o mundo é diferente, e aquilo que para nós é um comportamento desadequado, não é aos olhos deles.

E se ao reagir a isso, não o virmos como um ataque a nós próprio,como algo muito grave e percebermos que é a nossa perceção que julga aquele comportamento como errado e que é diferente da perceção da criança.Se conversarmos com a criança, uma vez estabelecida a sua segurança se for caso disso, e percebermos como ela viu a situação, o que a levou a ter aquelas atitudes, estaremos a conhecer mais os nossos filhos e a nós próprios também.

Perceber porquê que determinados comportamentos deles mexem tanto connosco, perceber que a realidade é um espelho do nosso interior. E assim em que parte de si essas situações comportamentais se refletem. É uma forma de puder lidar com isso e evoluir conscientemente.

É importante saber distinguir o comportamento da pessoa, quando tiver de chamar a atenção refira-se ao comportamento e não à pessoa.

Por exemplo, dizer a uma criança que bateu noutra, "És má..." é diferente de dizer "o teu comportamento foi mau ao bater..."; "És preguiçosa não arrumas os teus brinquedos..." é diferente de dizer "não cuidas bem dos teus brinquedos, estão desarrumados...", etc.

A sua linguagem é importante para que ela perceba que o que está em questão é o seu comportamento e não quem ela é e o que ela significa para si.Porque quando as criticas são dirigidas à pessoa, e se repetidas muitas vezes leva a que a pessoa assuma esse papel.Se estiver sempre a dizer a uma criança que ela é, por exemplo,preguiçosa ela irá assumir isso como sendo quem ela é e irá aumentar os seus comportamentos que provem isso mesmo.

Educar não necessita de manual,mas sim de empatia, ver o outro como ele é, perceber que vê o mundo de forma diferente da nossa e acima de tudo, educar é amar.

Em caso de dúvida o amor é sempre a resposta.É com amor que se cresce em plenitude e conectado com o todo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...