sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Conhecimento vs Perceção

A distinção entre conhecimento e perceção de acordo com a definição de Um Curso em Milagres tem a ver com a origem dos mesmos.O conhecimento vem da essência,de Deus e é algo que não pode ser adquirido pois faz parte de quem és e não pode também ser entendido,mas sim apenas vivido,sentido.

Este conhecimento não pode ser fragmentado e existe em toda a criação de forma ilimitada.

Estando conectado à essência a necessidade de entender,de perceber e de ter de classificar as coisas é desnecessário. De facto as necessidades são um conceito que não existe na essência,pois sendo ela perfeita nada tem a acrescentar apenas se pode expandir através de cada criação, de cada filho por ele criado.

Já a perceção resulta do ego, e este ego no conceito do UCEM é uma ilusão da mente errada criada pela separação da essência,de Deus.

O ego como se vê como separado e para sobreviver precisa de criar ilusões de separação que alimenta através do medo. A forma como o ego vê o mundo é através da perceção, é assim que ele percebe o que o rodeia.

E para percecionar o que o rodeia tem necessidade de julgar,só julgando ele procura classificar a realidade em que vive.Como tal precisa da dualidade para ter termo de comparação, daí surgindo o bom e o mau, céu e inferno, etc.

A competição com o criador é uma das ideias do ego, ele julgasse capaz de competir com a essência, podendo igualmente criar.E acha que precisa de competir com cada vez mais necessidade para garantir a sua sobrevivência.

Julgando-se como separado de toda a existência ele tem necessidade de afirmação,estabelecendo uma luta constante para ter os melhores recursos.Pois na sua ideia tudo é finito e escasso e apenas os melhores podem aceder a uma vida de abundância, ainda que tenham de sofrer bastante para a ela acederem.

E entre ter razão ou ser feliz, o ego escolhe sempre ter razão e ele próprio crias as circunstâncias que trarão as provas da sua razão.

O ego escolhe sempre o caminho mais complicado como forma de se perpetuar e defender do mundo hostil ao seu redor.É assim que vai alimentando as suas ilusões.

Apesar de todo este esforço do ego para te fazer acreditar como sendo apenas aquilo que ele é,como tendo os seus limites, tu és ilimitado. És um ser espiritual que vive a ilusão dos limites dos sentidos vividos através do corpo que habitas. Que vive a ilusão do tempo e só despertando te conhecerás.

Aconteça o que acontecer nada pode alterar a tua essência,mesmo que acredites que a ilusão do ego é real e por muitas provas que ele te traga para que acredites nas suas ilusões, tu és intemporal e ilimitado.pois foi assim que foste criado. E quando for hora de te libertares das ilusões assim será,pois já aconteceu ainda que não tenhas consciência disso.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...