segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Certezas

Todos temos as nossas certezas, ou pelo menos a ilusão dessas certezas.

Elas são fundadas na nossa interpretação do mundo em que vivemos, logo tudo se passa no domínio da nossa mente. O que percecionamos não é a realidade em si, mas sim uma interpretação.E esta vai mudando em função de muitos fatores, enquanto estivermos "presos" ao controle da mente.


A mente domina mantendo-nos ocupados, ora centrados no passado ou no futuro.


Assim a nossa perceção resulta de tudo o que já experenciamos no passado, em cada ato que aconteça a mente faz a respetiva ligação a uma memória passada para encontrar um significado para o que acontece.


Este mecanismo afasta-nos do momento presente, pois em vez de estarmos focados no que se passa efetivamente, estamos a raciocinar sobre as experiências semelhantes que tivemos no passado, condicionando à partida um julgamento sobre o que estamos a viver.


Sem essa ação estaríamos livres para ver as situações como ocorrem sem preconceitos que desvirtuam a realidade.


Por outro lado quando a mente está centrada no futuro gera uma ansiedade desmesurada e cria ideais a atingir, que condicionam as decisões no presente. Podendo levar a descartar possibilidades que seriam de grande validade para a nossa experiência humana, pois temos a mente ocupada por esse ideal futuro que procuramos concretizar.


Contudo o futuro não existe fora da nossa mente, pois quando ocorrer será sob a forma de presente. Mas como a mente está centrada nesse futuro, não está disponível para usufruir o presente em toda a sua plenitude.


Escolhendo libertar-se do domínio da mente verá que tudo não passa de pensamentos da sua mente e que você não é esses pensamentos.Mas sim o seu observador, é o espaço onde tudo isso ocorre.


Tem o poder de deixar partir esses pensamentos, sem julgamentos. Pois se resistir estará a dar-lhes mais força. Aceitando-os, observando-os estará a ampliar a consciência de si e quanto isso mais acontece, estando vivendo no agora, mais conectado com a sua essência está.


Isso faz com que o Entendimento Puro esteja presente, este entendimento não cabe nos limites de entendimento da mente. Pois não é resultado do raciocínio, mas sim quem de facto é.

É o seu estado natural, é a sua essência perfeita de paz e amor incondicional.

É uma escolha sua de a cada momento estar presente e vivenciar todo o seu esplendor e magnitude.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...