segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Tempo

Como vemos o tempo é importante para percebermos como lidamos conosco. Normalmente vemos o tempo de uma forma linear, passado seguido de presente e futuro. Esta é a evolução que percepcionamos do tempo.
Na realidade apenas existe o presente, o agora. Tudo o que faz, tudo o que fez ou venha a fazer. Todas essas coisas só podem acontecer no presente, sempre que aconteceram foram no presente, sempre que vierem a acontecer será no presente.
As coisas só se complicam quando deixa de estar presente, quando se foca no passado e continua a viver incessantemente determinado episódio que se passou, esta memória consome a sua energia e condiciona o seu presente. Deixa de estar no agora totalmente funcional e dispersa a sua atenção para o passado, dando força a algo que não o torna mais forte e o impede de criar agora algo com todo o seu potencial. Liberte-se do passado, alivie o peso que carrega de forma desnecessária. O passado serve de referência para mudar o percurso actual face a situações que não o agradaram, mas foram necessárias que as experimentasse para elevar a sua consciência. Agora pode escolher fazer diferente, mas precisa de estar presente.
Por outro lado se vive a pensar, em constante ansiedade como será o futuro, e tudo que se irá passar. Estará hoje a condicionar e a limitar a sua capacidade de criar, e o que faz agora é que dita como estará quando chegar esse tão ansiado futuro.
Esta forma de percepcionar o tempo, é o que eu chamo de tempo mental.
Aqui é a sua mente que controla os seus movimentos e condiciona a ideia de quem é de facto. Você não é a sua mente, é muito maior que essa mente. A mente é funcional nesta dimensão, desde que você tenha a consciência que não é só essa mente, esta é uma muito pequena comparada com a sua ilimitada essência. E para ter essa consciência só estando no momento presente, vivendo no agora poderá aceder à sua essência.
Sentindo cada situação em que esteja, observando todo o que se passa percebendo a sua conexão com o todo. Disfrutando da vida que o preenche, o ar que entra e sai desse corpo que usa nesta dimensão.
O tempo que estamos habituados a considerar é o que chamo de tempo utilidade, é útil para organizarmos o dia a dia desta dimensão. Para percebermos em que ano, mês, dia, hora estamos.
É um tempo que não condiciona quem somos, nem afecta os passos que implementamos, é apenas mais um instrumento útil como qualquer outro que usamos.
Tendo consciência disto, escolha estar presente e agora conecte-se com a sua essência. Disfrute de quem é, o SER maravilhoso e perfeito que voçê é.
Agora é todo o tempo que existe.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...