terça-feira, 23 de março de 2010

verdade

A verdade ai está algo que todos julgam possuir, mas de facto ninguém possui.
Podemos possuir verdades relativas, nunca absolutas, a realidade está dependente de quem a observa e observando estará a obter uma percepção da mesma e não a prórpria na sua totalidade.
Dai a origem de tantos conflitos, porque cada um possui a sua realidade e é segundo a sua percepção de realidade que irá ver os outros. E quando estes saem fora do seu mapa mundo, então estarão errados e serão obrigados a corrigirem-se para puderem viver no seu mundo.
Quantos mais de nós tivermos a consciência deste facto, melhor puderemos nos relacionar com os outros, tentando perceber o seu ponto de vista, antes de fazermos qualquer julgamento.
Porque ao julgar não nos permitimos a oportunidade de ver o mundo de forma diferente e assim evoluirmos como seres.
Estaremos limitando a nossa capacidade a fazer sempre as mesmas coisas, a agir sempre do mesmo modo, com medo de alterar o nosso mapa.
Medo de mudar, de perdermos a nossa identidade e verificar que na realidade há muito mais para além daquilo que suponhamos, percebendo que o mapa não é o território, mas sim uma parcial representação do mesmo.
Fala-se muito de mudança, mas esperamos sempre que os outros mudem para que as coisas possam melhorar para nós. Quando é precisamente o contrário, devemos começar em nós as mudanças que queremos ver nos outros.
E como estamos todos ligados, na nossa essência somos todos um. Ao mudarmos estaremos a mudar os que nos rodeiam e assim sucessivamente, podendo alterar o mundo em efeito de bola de neve.
Esta é mais uma verdade relativa que eu não quero que acredite só porque eu digo, mas sim porque você vai experimentar por si e tirar as suas conclusões.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...