terça-feira, 30 de março de 2010

sucesso

O sucesso, o que é afinal o sucesso?
Aquilo que se o pode dizer é que de facto este é relativo, não existem sucessos absolutos. Estes podem variar de pessoa para pessoa, de instituição para instituição, assim como pode variar para uma mesma pessoa ou instituição ao longo da sua existência.
Dando o exemplo de uma pessoa, ao nascer já se pode considerar um sucesso, ao dar os primeiros passos poderia se considerar mais um sucesso, as primeiras palavras, etc.
São tantas as situações que podem ser referidas. Contudo aos olhos de certas pessoas isto não poderia ser considerado sucesso, mas sim um processo natural, inerente ao ser humano.
E se calhar veriam o sucesso como algo que é exterior à pessoa, algo que a pessoa faz ou conquista e ai teriamos por exemplo a conclusão de uma licenciatura, a compra de um carro, a compra de uma casa, o ganhar muito dinheiro, o ter status social, etc.
Isto tudo para reforçar mais uma vez a ideia que o sucesso é relativo e que não deviamos condicionar a nossa existência a um hipotético conjunto de sucessos, porque estes não vão certamente defenir quem nós somos, poderão quando muito para as pessoas que assim o permitirem, definir como os outros nos irão ver. E refiro se assim o permitirmos, porque os outros irão ver-nos como nós nos percepcionamos a nós próprios, as ideias que temos da nossa pessoa aquilo que vemos como as nossas limitações e fraquezas, vem como o que julgamos ter de positivo irá condicionar a forma como seremos percepcionados pelos restantes. Que não serão mais do que espelhos do nosso interior.
Quanto mais conscientes da nossa capacidade e responsabilidade como co-criadores, maior será o à vontade com nosso Ser e a noção de sucesso que passaremos a ter será mais consciente e de acordo com a nossa essência.
E isto irá se reflectir na nossa realidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...