quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

conflitos

os conflitos são inevitáveis em qualquer relacionamento, mas a forma como lidamos com eles varia de pessoa para pessoa. normalmente os ataques pessoais são o centro dos conflitos, não havendo um distanciamento entre o que originou a altercação e os seus intervenientes.
e as frases mais ouvidas começam normalmente por tu fizeste isto... ou tu és assim...
ou seja o foco centra-se na pessoa e não na situação. para melhor lidar com o conflito devemos-nos centrar na situação em concreto e não nos seus protagonistas. por exemplo em vez de dizer tu és insensível não me ouves experimente dizer fico chateada/o por não conseguir comunicar contigo. outro exemplo, em vez de tu não fazes nada diga tenho a sensação de que faço tudo sozinha/o e preciso da tua ajuda.
em vez de acusar o outro diga o que a situação lhe faz sentir e transmita-lhe essa sensação.
acima de tudo evitem discutir de cabeça quente, enquanto não souberem controlar as suas emoções, porque ai estariam a gritar um com o outro e a comunicação não iria existir. não vão ouvir o que o outro diz e isso só fará escalar a discussão e os ataques pessoais.
acima de tudo para haver um bom diálogo, tem que se começar por saber ouvir o que o outro nos está a dizer.
e ao responder para verificar que percebemos o que nos disseram pode começar por repetir a frase que o outro acabou de utilizar, por exemplo, dizes que sentes que fazes tudo sozinha/o, mas eu costumo fazer... ou ainda,
dizes que ficas triste por não conseguires comunicar comigo, mas sempre que falo contigo sinto que não tenho tempo de terminar as frases, etc.
ao repetirmos as palavras do outro estamos por um lado a mostrar que estamos de facto a ouvir e depois baixamos o potencial de conflito.

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