quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

julgar

passamos a vida a fazer julgamentos de valor.
um dos principios para libertar a felicidade que é a nossa essência. está em precisamente não fazer julgamentos de valor, porque estes são necessáriamente injustos. quando vemos determinada situação e a julgamos, basta mudar o ângulo de visão e a nossa impressão sobre a situação já será diferente. se pararmos um pouco, se respirarmos fundo antes de fazer um qualquer julgamento, a nossa vida fluirá muito melhor estaremos conectados com ser que somos, unos com toda a existência.
por vezes temos filtros que distorcem a nossa visão e capacidade de análise.
vou contar uma pequena estória que ilustra o que estou a dizer:
"um jovem casal recem casados estreava o seu novo apartamento, e na manhã após a sua primeira noite no novo lar a jovem esposa havia-se levantado e dirigido à cozinha para preparar o pequeno-almoço. quando olha pela janela vê a vizinha da frente a estender as toalhas de mesa para secar e pensa para si : será que a mulher não vê que a toalha está toda suja, deixa para lá. comentou com o seu marido a situação.
na manhã seguinte quando novamente fazia o pequeno-almoço repara de novo na vizinha a estender a sua roupa e pensa para ela: não acredito outra vez a roupa toda suja, já começo a pensar que a mulher é pouco cuidada. comentando de seguida com o seu marido.
os dias sucederam-se e ela via que acontecia sempre o mesmo e disse para o seu marido: já viste isto a nossa vizinha da frente a mulher não aprende, se calhar vou ter de ir lá para lhe ensinar como se usa o detergente. no dia seguinte para seu espanto quando tomava o pequeno-almoço preparado pelo seu marido repara que nesse dia finalmente a mulher havia acertado na lavagem pois a roupa tinha um branco relosente e as cores eram vivas. e comenta com o seu marido: viste a nossa vizinha parece que finalmente aprendeu a lavar roupa hoje pela primeira vez desde que aqui estamos ela apresenta a roupa bem lavada. e o seu marido respondeu-lhe: sabes como acordei mais cêdo levantei-me e foi para a cozinha para fazer o pequeno-almoço, mas para não te acordar resolvi limpar os vidros da nossa janela." de autor desconhecido.
é sempre melhor tirarmos os filtros que temos á frente antes de julgarmos alogo ou alguém.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...