terça-feira, 27 de janeiro de 2009

agora

a importancia do momento, parece uma coisa muito simples, contudo não é devidamente valorizada pela maior parte de nós.
a sociedade actual esquece-se de viver, as pessoas passam pela vida e não se apercebem da maior parte das situações que lhe acontecem. muitos vivem agarrados ao passado. uma caracteristica muito portuguesa, do antigamente é que era bom, do já fomos a maior potencia mundial. isto para falar de uma maneira geral, porque a todos nós já aconteceu em determinados períodos da nossa vida situações que vamos repisando vezes e vezes sem conta num processo incessante e desgastante. e no final o único resultado prático foi nenhum, gastamos energias e as situações que ocorreram não se alteraram porque estavam no passado.
aquilo que se alterou com este tipo de atitude foi que durante este processo não vivemos o presente e as coisas boas que poderiamos ter feito ou sentido, são perdidas. o problemas deste tipo de comportamento ou forma de viver é que é incessante, se não fizermos uma tomada de consciência. e assim ficamos sempre agarrados ao passado. porque quando consciencializamos as coisas já aconteceram, uma e outra vez sem parar.
por outro lado alguns de nós vivem no outro extremo, sempre a pensar no futuro, amanhã é que vai ser, vou ter isto e fazer aquilo. vivem na expectativa do que vão alcançar no futuro.
o problema é que quando esse futuro chega, as pessoas já "não estão lá" porque atingindo alguns objectivos que se haviam proposto já estão com a cabeça nos objectivos seguintes. e assim sucessivamente sem parar. nunca apreciando o que tem, os sucessos que vão conseguindo, por muito pequenos que sejam. mais uma vez não estão a viver a sua vida esta fica como que suspensa de uma forma activa ou se quiserem, dito de outra forma, levam uma vida em piloto automático. as emoções não são tidas em conta, o entorno não existe é mera paisagem, tal e qual cenário de telenovela de segunda. contudo a vida não pára nem espera por nós. no final desta se nos perguntarmos se valeu a pena, a maior parte de nós nem saberá responder. porque não esteve presente.

por isso viva agora
abraço de luz

paulo renato

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...